Coelhos e Crianças: A importância do respeito e da responsabilidade

Dia das Crianças chegando e precisamos falar sobre a responsabilidade dos pais em lares com coelhos e humaninhos. Após pouco tempo de convívio com o novo pet, é comum que as crianças parem de priorizar os cuidados e reduzam a atenção dada ao bichinho. Portanto lembramos que o cuidado com o animal é papel dos pais/ responsáveis pela casa. Adquirir um animal é acrescentar um novo membro à família, e os responsáveis por ela é que devem ser os tutores primários do coelho ou qualquer outro animal que venha fazer parte do lar, devendo considerar diversos fatores:

COMPORTAMENTO – Os orelhudos costumam ser animais dóceis e sociáveis, mas a grande maioria não gosta de ser apertado ou de ficar no colo. Na natureza, coelhos são presas e, por instinto de sobrevivência são mais assustados. Sentindo-se ameaçados, podem morder e arranhar. É preciso respeitar o seu espaço!

FALANDO EM ESPAÇO – muito se engana quem acha que coelho gosta de ficar em gaiola. Coelhos gostam de se esticar, correr e brincar!

ADAPTAÇÃO DA CASA – Até serem castrados, eles marcam território com urina e fezes. E por toda a vida (vivem por cerca de 10 anos) podem roer objetos, móveis, fios, roupas de cama, vestuário, chinelos… e por aí vai. O problema não é só a “customização” de objetos e da casa, mas também o risco à saúde e de fatalidades, como ingestão de objetos e choques elétricos. Por isso a casa tem que ser adaptada para que o coelho não corra perigo.

PACIÊNCIA – Vivendo livres de gaiolas, os orelhudos precisam ser ensinados, com paciência e persistência, a defecar e urinar no local certo.

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE – Além da castração, existem outros cuidados com a saúde dos coelhos, como alimentação específica e visitas frequentes ao veterinário de animais exóticos.

Ter um coelho ou qualquer outro animal traz muita alegria ao lar e os coelhos podem se dar muito bem com as crianças, mas cuidado para não adquiri-lo por impulso. Converse com sua família e com um veterinário especializado antes de adquirir um coelho. A informação e o diálogo evitam o abandono (Abandono é crime❗) e colabora para estabelecer um vínculo saudável entre todos os membros da família. 💛🐰

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo