top of page

Dicas de cuidados com coelhos idosos

Atualizado: 29 de abr. de 2021

Coelhos vivem em média 8-12 anos, e podem ser considerados idosos a partir dos 6.

No entanto, o tempo de envelhecimento de cada orelhudo pode variar de acordo com sua genética, dieta e cuidados que teve durante sua vida. Os sinais mais comuns de envelhecimento são:

  1. Mudança na textura e coloração dos pelos

  2. Menos atividade e mais lentidão

  3. Aumento do período do sono

  4. Alteração no peso. Pode ser tanto perda de musculatura e, portanto, perda de peso, como também obesidade

Nesta fase da vida, os coelhos podem apresentar alguns problemas de saúde, tais como: artrite, problemas nos dentes, catarata, infecção repetida no ouvido (devido ao estreitamento dos condutos auditivos), doenças cardíacas, renal e infecções respiratórias.

Portanto, fique atento se seu coelho apresentar qualquer alteração de saúde ou de comportamento. Os cuidados com coelhos idosos podem variar de acordo com as necessidades e condição física de cada orelhudo, e isso somente um veterinário especializado em animais exóticos saberá determinar.

Nós do GAC sempre recomendamos que leve seu coelho para consultas de rotina e não deixe de fazer um checkup anual (ou a cada 6 meses, se o veterinário achar necessário). Qualquer problema que seu orelhudo possa ter, será mais facilmente tratado se for detectado no início.

E lembre: a alimentação é fator essencial para a saúde de seu coelho. A dieta deve ser rica em fibra (feno, feno, feno e verduras de folhas escuras) e baixa em calorias!

Ame seu velhinho incondicionalmente e não o abandone quando ele mais precisa de você.

Quem ama cuida!

1.059 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page