top of page

Alimentação ideal para coelhos adultos.

A hora de comer é uma dúvida constante para muitos tutores, então vale a pena reforçar a mensagem. A pergunta que não quer calar…

Quando você pensa em coelho, qual alimento é o mais importante?

Feno, feno, FENO (a base de capim): não se pode ter dúvidas, sendo o mais importante na alimentação do coelho, o campeão FENO deve representar 80% do que o coelho consome. Disponível por meio de vendedores específicos (na internet) ou em petshops, o feno ajuda os coelhos a desgastarem os dentes e permite funcionamento adequado do intestino. Pense no orelhudo como sendo um “mini cavalinho”, e deixe um “cocho” com feno a vontade o dia todo. Uma dica é colocar feno no canto do banheirinho também. Reponha umas 2x ao dia. Ele pode até ser “saborizado” com outras plantas ou ervas, como calêndula, manjericão, erva doce, hibisco e capim cidreira para melhorar o cheirinho e o interesse do coelho em consumí-lo. Verduras: devem representar aproximadamente 15% da alimentação. Almeirão, escarola, chicória, endívia, rúcula, manjericão, coentro, hortelã, aipo (salsão) e jiló são exemplos das que podem ser oferecidas diariamente. LENDA: cenoura não é o alimento ideal para os coelhos, por conta da sua alta quantidade de açúcar. No entanto, as ramas – aquelas folhinhas da parte de cima – estão liberadas.

Ração: deve constituir uns 5% da dieta; a mesma complementa uma alimentação balanceada. Procure marcas que oferecem rações nutritivas, diferente das de “engorda” para cunicultura (criação de coelhos). . Caso seu coelho tenha dificuldades em se adaptar a uma dieta equilibrada, lembre-se de persistir e oferecer variedades de alimentos nas proporções certas. Várias estações/lugares com feno cheirosinho podem fazê-lo se interessar mais por ele. . Se for adicionar uma verdura nova na dieta do seu coelho, faça uma transição aos poucos, inserindo uma por vez, de preferência. Lembre-se de lavar bem as folhas. Frutas são petiscos! Oferecer um pedaço pequeno somente 1x por semana. Água fresquinha (principalmente nos dias de calor) também é fundamental para manter seu orelhudo hidratado e saudável. Pronto pra conquistar seu coelho pelo estômago?

499 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page