top of page

Sarna em coelhos

A Sarna é uma doença causada por ácaros e podem atingir vários animais e até mesmo humanos. Ácaros são parasitas minúsculos e dificilmente visíveis sem um microscópio. Podem ser transmitidos de um coelho para outro, ou vir com correntes de vento. Lugares úmidos e de clima não muito frios são um ambiente perfeito para essas praguinhas.

Existem várias espécies de ácaros que podem provocar a sarna, em coelhos as duas principais são:

➤ Sarna sarcóptica: Causada pelo ácaro Sarcoptes sp. • Sintomas: Coceira excessiva, perda de pelos e a formação de crostas brancas no nariz e patas. Após um tempo, essas lesões podem se espalhar por todo o corpo e um mau cheiro nas regiões afetadas pode ser sentido. Em casos severos, observa-se uma secreção aquosa que seca em crostas. Rachaduras na pele também podem ocorrer, assim como auto-mutilação devido à intensa coceira. As feridas formadas são uma porta de entrada para bactérias e doenças secundárias. A sarna severa pode causar anemia e diminuição dos glóbulos brancos. ➤ Sarna auricular: Causada pelo ácaro Psoroptes cuniculi. • Sintomas: Começam com coceira no ouvido e inquietação, pode haver uma inclinação da cabeça para o lado mais afetado. Geralmente começa com a formação de escamas no fundo do ouvido, no início tem coloração branco acinzentadas. Vão ficando de cor amarronzada e podem ficar bastante espessas formando crostas de até 2 cm. O cheiro nos ouvidos tem um odor forte. Este acúmulo de crostas serve como uma boa moradia para bactérias e fungos que causam infecção de ouvido, levando a rompimento do tímpano ou a uma otite no ouvido interno que faz com que o coelho perca o equilíbrio. ➤ Diagnóstico: O ideal é, ao perceber qualquer um dos sintomas mencionados, procurar imediatamente um veterinário especializado, que fará os exames necessários para o diganóstico correto. ➤ Tratamento: Deve ser realizado por um veterinário especializado, geralmente, inclui 3 doses de medicação injetável a cada 14 dias. A dosagem errada e medicamentos usados por outros animais, podem levar o coelho a morte em pouco tempo. As crostas não devem ser removidas pois causam uma dor intensa.

Após aproximadamente 10 dias de início do tratamento, as crostas começam a cair. Se não tratada a tempo, a severidade da sarna pode levar o coelho a morte. ➤ Como evitar: Manter sempre o local onde seu coelho fica, comedouros e bebedouros extremamente limpos e ventilados; evitar que seu coelho fique molhado e em contato direto com a urina; levar seu coelho para consultas de rotina com um veterinário especializado; fornecer alimentação balanceada com muito feno e variedade de folhas; desinfetar tapetes, panos, móveis e outros lugares nos quais os ácaros possam se alojar; descartar de forma periódica as fezes dos banheiros e outros espaços onde o coelho esteja e eliminar os restos de pelos da escova do coelho.

2.057 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page