Entenda seu coelho: comportamento e linguagem corporal

Linguagem corporal é o conjunto de todas as expressões do corpo, trata-se de uma forma de comunicação.

Entender essa forma de comunicação não-verbal gera diversos benefícios para a aproximação entre o humano e animal, o que resulta no cuidado correto com o coelho e numa relação saudável de amizade.

Sendo assim, citamos alguns sinais comportamentais gerais dos orelhudos que ajudarão o cuidador a entender o que o coelho está sentindo.

Nossos amigos coelhos se comunicam por meio da linguagem corporal. Através de seus gestos, posturas e comportamentos podemos identificar suas necessidades, alegrias e descontentamentos.

Felicidade: um coelho feliz faz todos ficarem felizes. Eles dão saltos de alegria, giros no ar, rangem os dentes bem de leve ao serem agradados (que indica contentamento), correm em volta dos pés, e podem até ofertar satisfatórios lambeijos.

Curiosidade ou atento: neste caso, eles adotam uma postura em pé e com as orelhas pra cima. Coelhos são naturalmente curiosos, gostam de explorar a casa, quando veem algo novo geralmente vão direto para o local.

Irritação/medo: poderá fazer um barulho parecido com o grasnar de um ganso, e bater a pata traseira contra o chão. Também poderá atacar e/ou arranhar. Necessário identificar o que está incomodando o coelho para adotar medidas que evitem esse comportamento e o tranquilizem.

Relaxamento: o coelho fica deitado de bruços com as patas traseiras esticadas para trás ou para o lado. As orelhas são como radares, logo, uma posição neutra indica relaxamento.

Querendo passear/brincar: importante mencionar que os coelhos não devem ser mantidos em gaiolas. Alguns são mantidos em cercados quando os tutores não estão em casa, e neste caso às vezes começam a roer o cercado, correm dentro deste ou fazem barulho com os objetos para chamar a atenção do cuidador. Isso significa que o coelho quer sair livremente para brincar e correr pela casa!

Saiba entender seu coelho. O tutor é responsável pelo bem-estar do animal… atos de amor e compreensão com seu amigo orelhudo geram reciprocidade, confiança e muitos momentos de alegria.

#LinguagemCorporal

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo