Coelhos e porcos-da-índia podem conviver juntos?

Na semana passada fizemos um post sobre adaptação entre coelhos e outros animais, e muitos dos nossos seguidores querem saber: afinal, coelhos podem ser criados com porcos da índia?

Antes de respondermos isso, precisamos entender que são espécies diferentes. Portanto, suas necessidades são diferentes: espaço, abrigo e inclusive alimentação. A dieta de ambos difere. Por exemplo, os porquinhos frequentemente necessitam de suplementação com vitamina C, e coelhos não. Coelhos, por serem maiores, podem afugentar os porquinhos e gerar um convívio estressante pra ambos.

Em relação a doenças causadas por microrganismos, parasitas e outros, a maioria é espécie-específica, mas transmissões cruzadas podem sim ocorrer.

O parasita toxoplasma pode acometer tanto porquinhos quanto coelhos, mas os coelhos são mais suscetíveis. A bactéria Bordetella também pode acometer ambos, e embora não seja agravante em coelhos, pode ser fatal para porcos da índia. E há muitos mais exemplos que poderiam ser citados, cujos meios de transmissão, sintomas e tratamento diferem de acordo com a espécie.

Ou seja, recomendamos que coelhos e porcos da índia não dividam o mesmo ambiente. Se você tem ambos, não se desespere! Converse com um veterinário especializado sobre isso e siga as suas recomendações. Algumas medidas simples, tais como evitar criar ambos no mesmo espaço e lavar bem as mãos antes de manejar um e/ou o outro animal podem ser a solução.

Quem ama cuida! Todos os pets merecem cuidados adequados e muito amor ♥️!

#Veterinário #doenças #Saúde #coelhos #porquinhosdaíndia

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo