top of page

A Importância da Castração

Por falta de conhecer o comportamento natural de um coelho, muita gente pode achar que seu bebê bolinha de pelo fofinha cuticuti se transformou em um terrível monstro orelhudo de um dia para o outro. A maturidade sexual dos coelhos muitas vezes é a razão pela qual muitos coelhos são abandonados: comportamentos indesejados e até agressivos causados pelos hormônios acabam com o sonho do orelhudo em morar em um lar feliz. A boa notícia é que tudo isso tem solução: a castração dos coelhos evita grandes problemas e ainda garante melhor qualidade de vida para os orelhudos. Se você chegou até aqui e ainda não está convencido, confira 8 razões para castrar seu orelhudo!

  1. 🐰 1. MAIS SAÚDE E MAIS TEMPO DE VIDA: A castração reduz consideravelmente os riscos de câncer: ovário, útero e mamas nas fêmeas; testículos e próstata nos machos. Tamvém previne stress e brigas entre coelhos, o que possibilita que vivam por mais tempo.

  2. 🐰2. SÃO MELHORES COMPANHEIROS: Coelhos castrados ficam menos propensos a condutas agressivas como morder, atacar e rosnar, tornando-se mais calmos e carinhosos com humanos e outros coelhos.

  3. 🐰3. EVITA COMPORTAMENTOS INDESEJADOS: A castração ameniza as condutas destrutivas como roer móveis objetos e fios elétricos. prática do xixi em jato é reduzida e muitas vezes eliminada. Como a frustração sexual é eliminada, as chances de ele montar nos seus braços e pernas ou ficar rodeando seus pés, tornam-se muito próximas de zero.

  4. 🐰4. MELHORA OS HÁBITOS DE HIGIENE: Ficam muito mais propensos a aprender a usar o banheirinho depois de castrados

  5. 🐰 5. PREVINE A REPRODUÇÃO DESCONTROLADA (E MAUS TRATOS!): Evitar que seu coelho reproduza é uma decisão responsável. A maior parte dos coelhinhos que nascem acabam sendo abandonados, presenteados ou vendidos, não sendo possível garantir um destino feliz para cada um da ninhada. O abandono dos pequenos acaba resultando em maus tratos e vulnerabilidade a situações de risco. E ninguém quer contribuir com isso né?

  6. 🐰 6. PREVINE A GRAVIDEZ PSICOLÓGICA: Fêmeas não castradas estão sujeitas à gravidez psicológica, o que causa stress (arrancam seus pelos para fazer o ninho, por exemplo) e pode trazer outras complicações como tumores mamários e infecções.

  7. 🐰 7. SE ADAPTAM MELHOR A OUTROS COELHOS: Coelhos são animais extremamente sociáveis e vivem muito bem junto com outros coelhos, no entanto se não estiverem castrados, a união pode se tornar desastrosa. Antes de levar um novo coelhinho para a sua casa, você deve garantir que todos estejam castrados

  8. 🐰 8. FAZ OS COELHINHOS MAIS FELIZES: Coelhos castrados vivendo dentro de casa estão protegidos de predadores e situações de estresse e perigo, tornando-se bons companheiros, eliminando sua frustração sexual e reduzindo comportamentos destrutivos e agressivos. Castrar seu coelho é um ato de amor e vai deixa-lo muito mais feliz e permitir que ele viva mais e com qualidade de vida.

OBS: lembramos sempre da importância de levar seu coelho para castrar em clínicas veterinárias com profissionais de confiança e – MUITO IMPORTANTE: especializados em animais exóticos.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page