top of page

6 Dicas para alimentar o seu coelhinho corretamente

Coelho bem alimentado é coelho feliz!Mas com tantos mitos e informações contraditórias circulando pela internet, fornecer uma dieta balanceada e nutritiva para os orelhudos acaba virando um desafio. . Foi com o objetivo de simplificar as coisas que fizemos um guia rápido de alimentação para coelhos! ⚠️SEMPRE IMPORTANTE LEMBRAR que isso é um guia rápido e genérico. Não substitui a ida ao veterinário (de exóticos!) para adequar a dieta especificamente para seu coelho, tá?

1. FENO, FENO E MAIS FENO! 🌱– feno é a base da alimentação de todos os coelhos. Independente de idade, raça ou tamanho, o feno é o grande companheiro dos coelhos pela vida inteira. Por conter muitas fibras, o feno ajuda a movimentar o intestino do coelho, evitando obstruções intestinais. Também é um grande aliado no desgaste dos dentinhos, que crescem sem parar. Sempre tenha feno fresco à vontade, mesmo que não veja seu coelho comendo. Troque a cada 3 dias para não juntar sujeira. ⚠️IMPORTANTE: alfafa (in natura ou pellets) NÃO substitui a função do feno.

2. VERDURAS FRESCAS E HORTALIÇAS 🥬– ofereça muitas folhas variadas para seu coelho: Rúcula, Rama de cenoura, Folhas de beterraba, Catalônia, Folhas de brócolis, Escarola, Almeirão, Hortelã, Endívia, Manjericão, Coentro, Salsão, Couve e Serralha são algumas das verduras mais comuns permitidas aos coelhos.

🚫ALIMENTOS PROIBIDOS: espinafre, brócolis, alfaces, repolho, batata, ruibarbo, feijões e favas, como vagem🚫 .

3. RAÇÃO 🥣– a melhor ração é a que contém no mínimo 18% de fibra e a menor quantidade de cálcio. Por enquanto, as melhores rações que se pode encontrar no Brasil são Nutrópica, Funny Bunny e Megazoo.

4. FRUTAS (e cenoura!)🍏🥕– por mais que seja muito fofo ver seu orelhudo comer um pedaço de banana todo dia, essa prática pode ser extremamente prejudicial aos coelhos. Por conterem muito açúcar, as frutas devem representar cerca de 4% da dieta dos coelhos, ou seja: 1 ou 2 pedaços de 3 cm por semana (e sem sementes) .

5. GULOSEIMAS 🍬 – em petshops e lojas especializadas é possível encontrar petiscos especiais para coelhos. Caso o tutor opte por servi-los ao pequeno, esse alimento deve representar apenas 1% da dieta, ou seja: esporadicamente para reforço positivo de algum treinamento (aprendendo a usar o banheirinho, por exemplo) . No máximo, metade de uma colher de chá por semana. .

6. ÁGUA FRESCA À VONTADE 💦– Lembre-se, coelhos precisam estar sempre hidratados! Portanto deixar água fresca à vontade é fundamental. Recomendamos água no pote, trocando 2x/ dia, caso não seja possível, é permitido o uso do bebedouro (verifique se a válvula é adequada para seu coelhinho beber à vontade).

142 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page