top of page

5 erros mais comuns que tutores de coelhos cometem:

1- Manter o coelho em gaiola: Nós do GAC repudiamos gaiola. Recomendamos o uso de cercados, ou manter o coelho solto em um cômodo/casa toda, desde que fios elétricos e móveis sejam devidamente protegidos. ⁣ Ao contrário do que muitos pensam, não devem ser mantidos em gaiolas, pelos seguintes motivos: ➤ Eles precisam se exercitar para se manterem saudáveis. ➤ A grade pode machucar suas patinhas. ➤ Ao tentarem roer a gaiola (tentando escapar), podem quebrar os dentes. ➤ Eles podem e com certeza ficarão estressados. Se esses motivos não foram o suficiente, imagine o tédio que seria sua vida se você ficasse preso num ambiente minúsculo o tempo todo! Horrível né? 2- Não oferecer feno: A base da alimentação de um coelho adulto deve ser FENO A BASE DE CAPIM. ⁣ O feno é importante para o desgaste de dentes e para reduzir o risco de obstrução intestinal, como bolas de pelos, as quais ficam retidas em um animal com falta de escovação no pelo e má qualidade intestinal. A alimentação adequada deve conter muito feno, verduras variadas e somente um pouco de ração.

3- Oferecer frutas e outros petiscos diariamente:

Frutas e cenoura contêm alto teor de açúcar, e podem ocasionar gases, além de aumentar o risco de obesidade. ⁣ Alimentos processados como pão, bolacha, chocolate, e outros, SÃO PROIBIDOS por serem prejudiciais pra saúde do orelhudo! ⁣ Petiscos (pedacinho de fruta ou cenoura) podem ser oferecidos com moderação somente 1x por semana.⁣ 4-Não castrar seu orelhudo: Tanto fêmeas quanto machos DEVEM SER CASTRADOS.

A castração evita a cria descontrolada e ocorrência de superpopulação, diminui a chance do coelho ter câncer no sistema reprodutivo e melhora o comportamento do coelho. Orelhudos castrados se tornam mais calmos, menos agressivos e territorialistas, e mais fácil de serem educados. ⁣ ⁣ 5-Não levar seu coelho para consultas de rotina em veterinário especializado:

Consultas de rotina devem ser feitas a cada 6-12 meses. Por serem presas, coelhos geralmente escondem sua dor e fraqueza. Muitas vezes, quando percebemos os sintomas pode ser tarde demais. Por isso, são importantes para a detecção prévia de doenças.

155 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page