Infelizmente, em algum momento da vida temos que nos despedir dos nossos orelhudos. E para aqueles que têm companhia, o processo de luto também não é fácil.
Assim como nós, cada coelho reage de uma maneira. Nesse momento seu coelho precisará da sua ajuda e de todo seu amor .
Acompanhe agora algumas dicas para ajudar no processo de luto.
1. Deixe o coelho se despedir
Se for possível, permita que o coelho fique um tempo a sós com o companheiro que se foi.
Ele pode cheirar, cutucar e até pular no companheiro. Alguns coelhos que não têm a oportunidade de se despedirem, ficam procurando pelo(a) companheiro(a) e podem ficar deprimidos.
2. Fique atento ao comportamento do seu coelho
Como nós cada um vai lidar com a perda de uma maneira. Alguns ficam deprimidos, se escondem, recusam até mesmo seu petisco favorito e se tornam letárgicos.
Outros podem ficar com raiva do mundo ou direcionar ela para você. Não se esqueça que a perda de apetite pode levar a algumas doenças. Dê muita atenção e amor. Passe mais tempo com ele nesse período.
3. Dê uma nova distração
Um bicho de pelúcia pode ajudar o coelho a lidar com a dor da perda. Ele pode se aconchegar e cuidar da pelúcia, sentindo-se menos sozinho.
Mas atenção, fique de olho para ver se seu coelho não está comendo o amigo de pelúcia, pois a ingestão pode causar estase intestinal. Você também pode dar novos brinquedos para manter o coelho distraído.
4. Adote um novo companheiro
Quando perdemos um dos nossos amados de quatro patas, fica a sensação de que nada vai preencher o vazio deixado ou de que não vamos conseguir passar por essa dor novamente. Mas às vezes o orelhudo fica deprimido e a única solução é um novo amigo.
Quando se sentir preparado, adote um novo companheiro para seu coelho. O novo integrante o ajudará a ser novamente feliz e vai completar sua felicidade. Além disso, você dará oportunidade de outro orelhudo saber o que é o amor!
Não se esqueça que há um processo para a adaptação entre coelhos. Se quiser saber mais como o processo funciona, acesse o nosso conteúdo sobre adotar coelhos.
Comments