Interagir e brincar com um coelho pode ser um desafio para os tutores de primeira viagem (de segunda, terceira…). Diferente dos cães e gatos, os coelhos têm seu próprio comportamento e formas de se relacionar. Abaixo damos algumas dicas para você estreitar a relação com o seu coelho:
Observe sua personalidade: alguns coelho amam um colo e outros (na verdade a maioria) só querem distância disso. Note em que momentos ele corre fazendo círculos ao seu redor, quando faz o barulho de contentamento com dentes (como se estivesse “rangendo” dos dentes), quando te lambe, o que gosta de brincar. Assim terá as primeiras pistas de como interagir.
Fique na altura dele e seja paciente: estando na mesma altura, o coelho se sente mais seguro, considerando que há um gigante a sua frente. Assim você poderá tentar um carinho nas bochechas, beijinhos na cabeça, um afofada nas orelhas e costas. Seja paciente, pois ele pode demorar para criar confiança. Tente conversar e então, aos poucos, repita como uma rotina de interação no mesmo horário do dia para criar um hábito e acostumá-lo a isso.
Brinquedos: alguns coelhos gostam de levantar objetos, outros preferem derrubar, outros gostam de cavar e tem os que preferem sair por aí buscando novos lugares. Proporcione isso ao coelho, seja construindo um castelo de papelão para que ele desbrave, seja fazendo um brinquedo com rolo de papel higiênico e feno ou comprando brinquedos de madeira. Revezar as brincadeiras com petiscos aumentará a confiança na relação dos dois.
Tente espaços mais abertos (mas seguros): se você tiver um espaço mais amplo em que não haja a possibilidade de fuga, permita que o coelho corra livre (se seu chão for derrapante, recomendamos que forre). Há grandes chances de pulinhos e maior bem-estar, fazendo ele se sentir mais à vontade. Sentar ao chão junto com ele ou tentar algumas brincadeiras, sem assustá-lo, também pode ser uma opção para aumentar a confiança na relação dos dois.
Amor, paciência e atenção são essenciais para isso! ♥️
Commentaires